Francisco Thiago Cavalcanti

Artistas

Fortaleza, Brasil, 1984.

Francisco Thiago Cavalcanti é ator, bailarino, performer e educador popular. Bacharel em Dança pela Universidade Federal de Viçosa- MG (2010) e mestre em Educação, na linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021).

Atualmente, mora em Lisboa, onde em 2021 veio fazer o Programa Avançado de Criação em Artes Performativas (PACAP5), com curadoria do coreógrafo português João Fiadeiro. À distância, é assistente de direção do grupo SOM, dirigido por Clara Kutner, que é um grupo de dança com jovens surdos do Rio de Janeiro. Em Lisboa, trabalha na Associação Voz do Operário como animador sociocultural na Sala de Convívio, que recebe utentes reformados em situação de vulnerabilidade. Antes de se mudar para Portugal, trabalhou como educador popular na Escola Família Agrícola Jaguaribana Zé Maria do Tomé.

No contexto pandémico, criou a obra de videodança Noutro planeta e a performance visual Topografia, ambos em parceria com o artista cearense Lucas Galvino. Também participou no projeto multidisciplinar TRANSATLÂNTICO, dirigido por Mariana Lima, Cristina Moura e Renato Linhares. Entre 2011 e 2018, foi colaborador da coreógrafa Lia Rodrigues, tendo participado em quatro criações: Piracema (2011), A descoberta do mundo (2013), Pindorama (2013) e Para que o céu não caia (2016), além de ter dançado o repertório da companhia (Pororoca, Aquilo de que somos feitos, Formas breves, True Rouge). Com a companhia da Lia Rodrigues, participou em importantes festivais e mostras nacionais e internacionais, tais como: Festival de Israel (Jerusalem Theatre), Festival d’automne em Paris, Festival Alkantara (Culturgest, Lisboa), Dance Triennale Tokyo (Aoyana Round Theatre), entre muitos outros. Em 2015, convidado pelo encenador Márcio Abreu, participou no projeto 6 modelos para jogar, trabalho que transitava entre as linguagens do teatro, da dança e da performance, codirigido por Dani Lima, Alex Cassal, Denise Stutz e Cristian Duarte.

Nestes 22 anos de formação e profissão, aprendeu e colaborou com artistas como: Anne Leigniel, Rosemary Lee, Lucy Guerin, Sílvia Moura, Valéria Pinheiro, Elisabeth Finger, Pedro Brício, Mário Nascimento, Alain Buffard, Gilles Jobin, Lisa Nelson, entre outros. É autor da peças de dança Contra a espada (2005) e Um corpo foi achado (2018); em teatro, fez Cabíria corta o cabelo (2013) e Mãe (2015); e nos meios digitais criou Noutro planeta (2020) e Topografia (2020).

  • Outros artistas

a

b

c

d

e

f

g

h

i

j

k

l

m

n

p

q

r

s

t

v

w

x

y

Este website utiliza cookies. Saber Mais.